Série Armas de Guerra – Episódio 2: Bren Light Machine Gun


Bren Light Machine Gun (Metralhadora Leve Bren)

No início dos anos 30, o exército britânico estava a procura de uma metralhadora leve. Várias foram as concorrentes, inclusive a americana Browning Automatic Rifle (BAR). Após muitos ensaios, o exército britânico adotou a metralhadora leve Checa ZB vz.26, mas a mesma não atendia a todas as exigências do exército. Sendo assim, o projeto principal da ZB vz.26 foi modificado, principalmente o tambor de munições, a modificação para o calibre .303(calibre padrão britânico) e uma modificação no design da arma.

Artilheiro transportando sua Bren.

A metralhadora era operada a gás e tinha tripulação de dois homens. O artilheiro, ou “Número 1”, transportava e disparava a  Bren. O carregador, ou “Número 2”, realizava revistas extras na arma, como repor o kit de ferramentas,  recarregar a arma e substituir o carregador quando superaquecido. Durante a guerra, no entanto, a arma era comumente operada por um homem, o artilheiro.

A Bren foi usada até o pós-guerra nas guerras da Coréia; na Insurgência na Malásia; no Levante de Mau Mau; no confronto entre a Indonésia e a Malásia; e na guerra das Malvinas.

A Bren teve cinco variantes Mark1,2,3,4 e a L4.

Em jogos, a Bren aparece com bastante frequência, principalmente nos que mostram a luta dos soldados ingleses na segunda guerra mundial, como Call of Duty 2. A Bren é usada para dar suporte a  seus aliados e tem um alcance efetivo de 600m.

Bren no Call of Duty 2

Muitos países usaram a Bren e ainda usam em alguns conflitos internos, como na África, por exemplo. Leve,precisa e rápida, a Bren foi a metralhadora mais usada pela infantaria britânica, sendo usada em todos os fronts.

A Bren em sua versão mais usada a MK II

Gostou do episódio? Divulgue para seus amigos e continue acompanhando o site para mais episódios de Armas de Guerra

Leia o primeiro Episódio: MG-42, metralhadora automática alemã que se tornou o pesadelo dos aliados na segunda guerra mundial.


Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Amante de jogos de estratégia e mero conhecedor de armamentos em geral desde a primeira guerra até os dias de hoje... E eu amo a Rússia! :)


Valem seu clique:


Deixe seu comentário:

  • Bem escrito, com informação suficiente e bem do tipo “Curiosidade sobre o game que você fica jogando o dia inteiro e mal sabe”.
    Parabéns ao autor do texto e ao dono do blog, que deixou o template com cores que combinam com o assunto, bem feito e sem ficar com informação demais. 😉

  • O que é o Games de Guerra?

    Blog especializado em jogos de guerra para PC. Aqui você vai encontrar matérias, dicas e downloads de jogos conhecidos e desconhecidos do gênero.



  • Acompanhe o GDG

    • Discord
    • Facebook
    • Youtube

  •