Uma visita ao museu Conde de Linhares


Recentemente fiz um passeio incrível pelo museu militar carioca Conde de Linhares que fica em São Cristovão, logo na saída da bela Quinta da Boa Vista. O museu já chama atenção de longe, o motivo? Blindados shermans, stuarts, flak 88mm e muitos outros destaques da Segunda Guerra Mundial estão no pátio que você poderá ver da própria rua.

Ao lado de armamentos de época

Ao circular o museu para chegar a entrada, avistei outras duas relíquias da Segunda Guerra Mundial: o canhão alemão pak38 e o americano M5. Canhões produzidos em massa durante o conflito, agora enfeitam o jardim do museu.

Canhão anti-tanque Americano da segunda guerra mundial

Ao entrar, a primeira surpresa: o ingresso custa apenas R$2,00. Isso mesmo, dois reais. Fiquei meio desconfiado do preço e imaginei que o museu só teria as peças exibidas no pátio. Mal sabia que estava muito enganado.

Noiva ao lado de uma bomba de 125lb

Não vou revelar muitas coisas, pois acabará com a graça de quem for visitar, mas posso adiantar que o museu me surpreendeu e muito! O arsenal (literalmente falando) que possuem é gigantesco! São diversas galerias acompanhando os períodos históricos de guerras em que o Brasil participou. Desde a independência até os tempos atuais, com um grande foco na Segunda Guerra Mundial.

Ao lado do blindado americano M3 Lee

O museu possui as principais armas do conflito, tanto do lado aliado, como do eixo e, por incrível que pareça, até mesmo armamentos russos, como a clássica metralhadora PPSH. Além disso, o museu contém maquetes e telões com filmes explicativos sobre a participação do Brasil no conflito (no caso, da Batalha de Monte Castelo).

Armamento alemão no museu Conde de Linhares

Depois de ficar boquiaberto com os armamentos, blindados(no interior das salas), uniformes e acessórios militares, mal sabia que o museu ainda tinha o que surpreender. Entramos em uma sala escura aonde o museu surpreendeu mais uma vez com direito até a efeitos especiais! Não vou revelar o que há lá, mas é muito legal!

Ao lado do principal blindado americano durante a segunda guerra mundial, o M4 Sherman

Depois de passar por todas as galerias internas, o museu “termina” no pátio, aonde estão os blindados e canhões da Segunda Guerra e modernos. Fiquei igual criança lá, mas isso é fácil de imaginar para quem é, como eu, viciado em armamentos de Segunda Guerra Mundial.  Para não estragar muito a graça de quem pretende visitar o museu, só posso adiantar uma coisa: o canhão anti tanque alemão 88mm é enorme! 😉

Em frente ao canhão anti-aéreo e anti-tanque alemão Flak 88mm uma das mais famosas da Segunda Guerra Mundial

A consideração final é que uma visita a este museu valeria muito, mas muito mais do que apenas R$2,00. Então, se você está no Rio ou proximidade, visite-o agora mesmo!

Amanhã postarei o restante das fotos na página oficial do Games de Guerra. Fique de olho!

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário:

  • Vinicius

    Muito legal, adoraria visitar este lugar maravilhoso, vou ver se junto uma grana para visitar esse lugar

  • po muito legal msm esta exposição , eu sugiro que vc vá ao museu aéro espacial lá tem mais coisas que falam sobre isso , to muito feliz por te visto esta exposição aqui neste blog 🙂

  • Tommy

    Incrível, e eu pensando que teria que ir na Europa pra ver algo assim xD

    • .::VelhoJack::.

      Eu tbm xD

  • Lilith

    euri da minha foto ali kkkkkkkk 😀 Muito legal esse museu, hiper recomendo!!