Conheça Verdun, um jogo de tiro da primeira guerra mundial


Essa semana tive oportunidade de testar a versão beta de Verdun, um jogo de tiro em primeira pessoa com o tema da Primeira Guerra Mundial. Apesar desta ter sido uma das mais terríveis guerras da humanidade, Verdun é o primeiro jogo comercial (ou seja, que não é um mod) de tiro que se passa durante o período. Apesar disso, o jogo é feito por 2 pequenos estúdios e se encaixa como indie.

Um pequeno background sobre o assunto do jogo: A batalha de Verdun foi uma das mais sangrentas e longas da história da humanidade. Pelo menos 700 mil pessoas morreram durante 11 meses de conflito de trincheiras. O estrago foi tanto, que o solo do campo de batalha é deformado por buracos de artilharia até os dias de hoje, quase 100 anos depois do conflito. Sendo assim, não entendo porque esta e outras batalhas da primeira guerra mundial ainda não haviam sido homenageadas em um jogo de tiro antes.

Verdun - Jogo de tiro da primeira guerra mundial

Verdun – Jogo de tiro da primeira guerra mundial

Agora vamos ao jogo em si. A interface é muito bem feita e envolvente, a tela inicial já é dentro de uma trincheira suja e assustadora como as da época. Os botões, menus e ícones são bonitos e detalhados. Agora o legal mesmo é o sistema de encontrar um servidor. Ao invés da clássica lista com os servidores e vagas, o jogo oferece um mapa da linha de frente de combate, com diversos pontos de conflitos, sendo que cada ponto é um mapa diferente. Analisando o front de batalha como um todo, você pode ver aonde seu lado favorito (Alemão ou Frances) está precisando de ajuda e então se alistar em uma squad para entrar na batalha.

Verdun tem cenário bem envolvente

Verdun tem cenário bem envolvente

Falando em squad, este é outro ponto interessante do jogo. Você pode criar uma squad para entrar no combate direto com até 4 amigos. Existem 2 tipos de squad, a de assalto e a defensiva, cada uma oferece 4 vagas especializadas. Por exemplo, a squad de assalto é a única que oferece a posição de sniper e a squad de defesa é a única que oferece a posição de metralhadora pesada. Cada classe possuí um sistema de level separado e você deve ir passando de rank em cada uma delas.

Jogue em equipe ou morra em trincheras sujas e enlamaçadas

Jogue em equipe ou morra em trincheras sujas e enlamaçadas

Depois de entrar na batalha você vai se deparar com os mapas muito bem feitos do jogo. A climatização está bem legal, as trincheiras e a “terra de ninguém” (nome dado ao espaço entre as duas trincheiras) estão fieis as fotos da época e são aterrorizantemente destruídas e perigosas. Existe uma variedade interessante de mapas, indo de florestas com um céu aberto, até campos enlamaçados com chuva e nevoa.

Verdun - tem mapas com performance ruim

Verdun – tem mapas com performance ruim

Os problemas começam, no meu ponto de vista, com o modelo dos soldados e a performance. Apesar dos uniformes serem fieis a época, os soldados são feios e meio mal feitos para o padrão atual de qualidade. As animações (das outras pessoas) são legais de longe, porém, de perto são muito “duras”, faltando naturalidade nos movimentos. A performance é boa na maioria dos mapas, porém, existem alguns que ainda precisam melhorar bastante. Mas vale lembrar que o jogo ainda está em beta e tudo isso pode melhorar até o lançamento.

Verdun oferece dois tipos de jogos

Verdun oferece dois tipos de jogos

Verdun oferece dois tipos de jogo. O primeiro você deve tentar invadir a trincheira do oponente e se não conseguir em um tempo determinado, deverá voltar e defender sua trincheira contra um ataque inimigo. Vence o lado que conseguir avançar mais suas linhas. O segundo modo é um deathmatch, cada um por si, de combate de rifles. O jogo só oferece a opção Multiplayer e jogar contra o PC está fora de questão.

Visão de binóculos para chamar artilharia

Visão de binóculos para chamar artilharia

Concluindo, Verdun é um jogo indie inovador e com muito potencial, mas que precisa melhorar um bocado alguns aspectos para chegar ao nível de jogos como Red Orchestra II. Como ele ainda está em Beta, vamos continuar de olho no seu desenvolvimento e você poderá acompanhar notícias do jogo e também a análise completa depois que for lançado aqui no Games de Guerra.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário:

  • Pingback: Verdun | Games de Guerra | Jogos de guerra()

  • rvchavtricolor

    boa analise! No final de junho serao adicionadas mais dois tipos de squads,a canadense, e outra alema, as duas terao como principal apoio o gas.

    • Legal hein! Vou querer testar =D

  • POLETTI

    como eu chamo a artilharia? quais são os botões?

    • Você tem que ser da classe que tem o binóculo, esqueci o nome agora. Dai é só usar o binóculo e mandar atirar.

  • Pedro amaral

    Iae blz ? …sabe me dizer se vai ter servidor brasileiro ou america latina …pq meu ping assim como todos os BR q jogam verdun sao 250-190 …e mt tenso , muitas das vezes eu erro o tiro nos alemao por causa do laag tlg ? …sabe me dizer se eles vao lançar servidor BR ? ..vlw cara !!!