Primeiras impressões do beta de Men of War: Assault Squad 2


Bom, se você nunca jogou nenhum jogo da série Men of War, deveria, é uma das principais franquias de jogos de guerra para PC disponível até os dias de hoje. O jogo conta com controle manual das unidades (quer bem feito? Faça você mesmo. No MoW você pode controlar cada soldado como se fosse um jogo em terceira pessoa), cenário totalmente destrutível (muito antes do Battlefield vir com essa “inovação”), sistema de blindagem de veículos realista com cálculo de balística e penetração, inventário de soldados e veículos, possibilidade de jogar com as principais potências da Segunda Guerra Mundial e um multiplayer balanceado e empolgante. Mas será que o novo Men of War: Assault Squad 2 é digno da fama da série? Descubra minha primeira impressão.

 

A primeira coisa que é preciso ter em mente no novo Men of War: Assault Squad 2 é que ele não é o MOW 2, ou seja, um jogo completamente novo. Ele é uma continuação do Assault Squad 1 com melhorias em diversos pontos e também conteúdo adicional. Sendo assim, o jogo manteve a UI dos menus bastante similar ao seu predecessor, o menu inicial está praticamente igual, o que muda é que ao invés de ter um soldado no fundo, agora é um King Tiger malvadão. O multiplayer teve algumas mudanças com a saída do Gamespy e agora o multiplayer do jogo é controlado pelo steam, sendo assim, o jogo ganhou um botão de matchmaking, chat integrado ao steam, botão para convidar seus amigos para a sala e também o workshop, que disponibiliza o download e instalação de mods com 1 clique.

Camuflagem dos soldados e equipamentos agora varia dependendo do clima do mapa

Camuflagem dos soldados e equipamentos agora varia dependendo do clima do mapa

Uma das coisas que achei mais legal do novo MoW:AS 2 é a nova variação de camuflagem e uniforme dependendo da estação do mapa. Lembra como todos os tanks soviéticos eram verdes independente do mapa e a maioria dos veículos alemães eram cinzas? Então, agora se você jogar em um mapa na neve, por exemplo, o uniformes dos soldados e a pintura dos veículos irão mudar para branco e assim sucessivamente. Isso é muito interessante, pois gera uma imersão muito maior para o jogo. É muito legal jogar em um mapa no deserto e ver os tanks pintados de bege em meio a areia com os soldados também com a camuflagem específica. Nos MoWs anteriores você não sentia muito diferença de um mapa para o outro e era estranho ver aqueles soldados vestidos de cinza escuro no meio do deserto.

Men of War: Assault Squad 2 tem sistema de bloqueio de unidades por level

Men of War: Assault Squad 2 tem sistema de bloqueio de unidades por level

Outra novidade impactante do novo MoW: AS 2 é o sistema de level e bloqueio de unidades. Essa novidade não foi muito bem vinda por toda a comunidade mas eu acredito que é interessante e fiquei satisfeito que os desenvolvedores estão pensando em alguma forma de facilitar o aprendizado do jogo. Mas André, o que ela faz? Bom, o multiplayer agora tem um sistema de level e algumas unidades ficarão bloqueadas para você, sendo liberadas apenas depois que você jogar uma certa quantia de partidas. Isso é interessante pois o jogador novato tem menos opções, logo, fica menos confuso e terá menos chances de erro. Conforme ele for subindo de level, poderá usar mais unidades. Mas André, sou um jogador veterano e isso só vai me atrapalhar! Fique tranquilo, essa opção pode ser desligada antes de começar a partida e todas as unidades ficarão liberadas.

Mapas em Men of War: Assault Squad 2 são muito bem trabalhados

Mapas em Men of War: Assault Squad 2 são muito bem trabalhados

Os mapas também estão mais bem feitos no novo jogo. Apesar de serem menores do que seu antecessor e nem todos os mapas estarem disponíveis no beta por enquanto, ficou claro que os desenvolvedores estão prestando cada vez mais atenção nos detalhes. Acredito que o jogo esteja atingindo o máximo que a engine pode oferecer, a qualidade é muito boa mesmo, o nível de detalhe nas casas, estradas e construções é impressionante. Fiz um comparativo de um mapa do Men of War comum com um do Assault Squad 2, confira:

Men of War: Assault Squad 2 oferece mapas skirmish para singleplayer

Men of War: Assault Squad 2 oferece mapas skirmish para singleplayer

Falando em mapa, o jogo conta com um sistema de singleplayer similar ao seu antecessor, oferecendo 5 missões skirmish para cada potência. O diferencial é que agora as missões variam de objetivo, sendo desde atacar uma posição tomando todas as bandeiras, passando por batalhas de tanks gigantes e até missões stealth com poucas unidades. Apesar da variação e melhoria, o ponto forte do jogo mesmo ainda fica no multiplayer, ainda mais com a integração do steam.

Sniper em Men of War: Assault Squad 2

Sniper em Men of War: Assault Squad 2

Algumas coisas, porém, continuam muito similares ao Assault Squad 1, como por exemplo, os sons. Notei que os americanos tem vozes novas para os soldados, mas os alemães ainda usam a mesma desde do primeiro Men of War. Os sons das armas e canhões também se mantem muito similar ao antigo. Porém, é valido lembrar que o jogo ainda está em beta e novos sons são uma “feature” listada para o jogo, sendo assim, ainda existe a esperança de chegarem novos sons com o lançamento oficial do game. Outro ponto que deixou a desejar foi a performance. Apesar do jogo colocar como novidade o suporte a processadores Multi-core, o jogo agora sempre dá umas congeladas no inicio de cada partida e de vez em quando perde uma quantidade considerável de quadros durante a batalha. Durante os primeiros dias do beta, o jogo estava muito mais pesado e travado, agora já está bem melhor, portanto, acredito que o problema de performance tenha seus dias contados.

Men of War: Assault Squad 2 tem repetição mas vale a pena

Men of War: Assault Squad 2 tem repetição mas vale a pena

Concluindo, Men of War: Assault Squad 2 está na estrada certa para se tornar o melhor jogo da série já lançado até agora. O jogo consegue aproveitar ao máximo que a engine oferece e ainda abre oportunidade para centenas de mods com fácil acesso utilizando o Steam workshop. Revivendo a franquia, MoW: AS 2 vale a pena ter a atenção de ambos iniciantes como veteranos na série. Se você nunca jogou nenhum MoW, este provavelmente será o melhor. Se você já conhece a série, provavelmente vale a pena comprá-lo pelas novidades e também por ter mais pessoas jogando, ainda mais com o preço acessível de R$41,90 (se você comprar com desconto).

Então é isso, fique ligado no Games de Guerra para saber a análise completa e final quando o jogo for lançado.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário:

  • O que é o Games de Guerra?

    Blog especializado em jogos de guerra para PC. Aqui você vai encontrar matérias, dicas e downloads de jogos conhecidos e desconhecidos do gênero.



  • Acompanhe o GDG

    • Discord
    • Facebook
    • Youtube

  •