Depois de um período de turbulência com o seu último lançamento, a série IL-2 Sturmovik mudou de estúdio de desenvolvimento e voltou com todo vapor com o novo Battle of Stalingrad. O novo simulador conta com a mesma engine de Rise of Flight e leva os pilotos virtuais para os céus da Rússia em 1942, na terrível batalha de Stalingrado.
Se você não conhece, a batalha de Stalingrado foi uma das mais sangrentas da humanidade, tirando a vida de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Ambos os lados tinham uma regra clara: Nenhum passo para trás. Dessa forma, ambos exércitos lutaram até o fim em situações extremas pelo controle da cidade que levava o nome do então lider da União soviética, Stalin.
Começando a análise pela interface do game, IL-2 Battle of Stalingrad dá um show nos seus antecessores. O time de design criou botões e informações claras, fáceis e acessíveis a todos. Dessa forma, ficou fácil saber o que você tem que fazer para jogar online, multiplayer, campanhas etc. Ainda neste quesito, o game agora conta com tutoriais que vão ensinar o básico para você sair do chão gelado russo. O ponto fraco é que atualmente o jogo não tem música.
Battle of Stalingrad oferece três modos básicos de jogo: Campanha (que conta com cinematics incríveis, mas não tem uma história linear, missão por missão), missões rápidas e é claro, o modo Multiplayer. O ponto forte é que o multiplayer está rápido, fácil de encontrar servers e o ping está imperceptível para nós brasileiros. O ruim é que agora tem um sistema de level, onde você tem que obter XP para desbloquear camuflagens e acessórios. Até ai tudo bem, o problema mesmo é que apenas o modo singleplayer está dando XP atualmente, portanto, para desbloquear novidades para seus aviões, você terá que jogar a campanha. (Estamos torcendo para os desenvolvedores melhorarem isso em patchs futuros, adicionando XP também no modo online)
O novo IL-2 realmente fez um bom trabalho de imersão. Os gráficos são incríveis, com níveis de detalhes altíssimos tanto nos aviões como no solo. Ao sobrevoar Stalingrado, é possível identificar pontos famosos da cidade, como o prédio de grãos, a casa de Pavlov, a estação de trem e a praça Fallen Fighters. Do ar, é possível ver chamas incríveis nas cidades, que geram fumaças chegando até as nuvens, igual vemos em fotos da época! A sensação é que você realmente está naquele deserto de gelo e morte russo. E o melhor de tudo é que a performance está boa, se considerar o nível de detalhe do jogo, e o seu PC provavelmente irá rodá-lo.
Na questão realismo de vôo, Battle of Stalingrad é um pouco menos hardcore do que seu antecessor, Cliffs of Dover, já que não conta com um painel clicável e o processo de ligar o motor pode ser feito apenas apertando a letra E (Embora após apertá-la, o jogo irá mostrar uma lista de coisas que estão sendo ativadas, como mangueira de combustível, radiadores etc). Além disso, o jogo está bem mais amigável para quem está começando no mundo da simulação, já que conta com um modo fácil e diversos tutoriais, mas não se engane, este não é um Warthunder 2, sem um joystick, você não irá a lugar nenhum. Eu, como um amante da simulação, acredito que o jogo atingiu o ponto ideal entre realismo / jogabilidade, pois apesar de ainda ser extremamente realista, tirou processos massantes e monótonos que haviam no Cliffs of Dover.
Battle of Stalingrad sem dúvidas trouxe a série IL-2 Sturmovik de volta a vida e traz um futuro promissor a frente. Com um modelo de voo gostoso de voar, gráficos incríveis e realismo na medida certa, BOS caminha para se tornar o melhor IL-2 já lançado. Porém, nada é perfeito, né? Para comprar o novo IL-2 você terá que desembolsar no mínimo R$147,99 pela versão básica e incríveis R$245,99 pela versão deluxe, que vem com 2 aviões extras.
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Nota final: 9.2
Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:
Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996