Alguns dias atrás havia feito uma prévia da versão beta do Men of War: Assault Squad 2, agora que Men of War: Assault Squad 2 foi lançado oficialmente, finalmente preparei a análise deste que é um dos principais títulos da série (série esta que já é uma das mais importantes do gênero RTS).
Conforme falei na prévia, uma coisa importante de se lembrar ao analisar Men of War: Assault Squad 2 é que este não é um MoW2, ou seja, um jogo completamente novo, mas sim uma expansão do Assault Squad 1. Com isso dito, o jogo adiciona diversas novidades para o jogo e mantém todo o conteúdo do Assault Squad 1, fazendo com que este seja o jogo mais completo da franquia.
A interface do jogo não mudou muito visualmente, porém, o aspecto multiplayer do jogo foi praticamente todo refeito. Depois que o Gamespy fechou as portas, agora o jogo é totalmente integrado ao steam. Mas o que isso muda? Bom, agora você pode convidar amigos da sua lista de contatos para entrarem na sua partida, pode usar o chat do grupo oficial do jogo, tem um sistema de match making para encontrar inimigos automaticamente e sistema de patentes mais confiável.
A engine gráfica ainda é a mesma, porém, foram feitas algumas melhorias de gráfico e os mapas novos também estão muito bem feitos, dá para perceber que olharam com atenção cada detalhe. Com isso, apesar de ser basicamente o mesmo jogo, a sensação geral é de um gráfico mais bem feito e agradável. Os desenvolvedores prometeram ainda mais melhorias futuramente.
Veja também: Review do Men of War: Assault Squad 2 – Cold War. Vale a pena comprar?
Os sons da série sempre foram muito bons, porém, apesar de terem tido algumas novidades, muitos ainda continuam sendo os mesmos desde jogos anteriores da série. Para um jogador novo, é uma experiência muito boa, mas pode ser um pouco repetitivo para o jogador mais veterano.
Apesar de não oferecer uma campanha com uma linha de estória, Men of War: Assault Squad 2 oferece aos jogadores dezenas de missões (algumas inéditas e outras do AS1) singleplayer contra a AI, que você poderá jogar com as principais forças da segunda guerra mundial, sendo elas: Alemão, americano, inglês, russo ou japonês. Estas missões poderão também ser jogadas em modo cooperativo com seus amigos.
O Multiplayer tem uma diversidade de mapas gigante, o jogo concentra clássicos da série, como Bazerville e também dezenas de mapas novos. Além disso, existe o Assault Zones Extreme, que permite partidas com até 16 jogadores. O jogo conta também com um sistema de patentes, que você vai subindo conforme vai jogando. O diferencial é que dessa vez essas patentes podem influenciar no jogo de verdade, já que existe uma opção para limitar as unidades dependendo do nível da pessoa, sendo assim, o jogo fica mais fácil para quem está começando, já que tem menos chances de errar.
A minha principal preocupação durante o beta, era a performance, que tinha um bug que o jogo sempre ficava travando no começo de cada partida. Felizmente esse bug foi corrigido e agora a performance do jogo, apesar de não ser perfeita, está bem melhor do que antes.
Após testar por mais de 20 horas, posso afirmar que Men of War: Assault Squad 2 é o melhor e mais completo jogo da série até o momento. Com comandos diretos, realismo de balística, sistema de blindagem, destruição de cenário, grande variedade de mapas e multiplayer bem balanceado, o jogo mantém a fama da série como um dos melhores jogos de estratégia já lançados. Portanto, vale a pena comprar Men of War: Assault Squad 2? Se você for novato na série e está em dúvida de qual Men of War comprar, pode comprá-lo sem sombras de dúvidas. Se você for um jogador veterano da série, é bom relembrar que o jogo é basicamente o mesmo, só que melhor, sendo assim, não espere mudanças drásticas, apenas melhorias. Com isso em mente, recomendo a compra também para os veteranos.
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Nota final: 9.0
Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:
Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996