Análise de Men of War: Assault Squad 2 – Cold War. Vale a pena comprar?


Men of War: Assault Squad 2 – Cold War é um jogo de estratégia em tempo real (RTS) passado no período da guerra fria entre os países da OTAN e União Soviética.

Recebemos acesso antecipado para testar o mais novo jogo da famosa série de jogos de estratégia, que agora avançou alguns anos além da segunda guerra mundial.

Será que o novo Men of War: Assault Squad 2 – Cold War (Página na steam) é bom? Vale a pena comprar?

Venha comigo e entenda qual nossa opinião sobre o game.

Vídeo gameplay do multiplayer

Período histórico de Men of War: Assault Squad 2 – Cold War

O MOW: AS 2 – CW (a sigla ficou enorme) não tem um modo história, por isso, não há especificado em qual ano se passa o jogo. Entretanto, pelas unidades e armas disponíveis, o jogo se passa desde o início da guerra fria.

Se você não conhece, a guerra fria foi o período depois do fim da segunda guerra mundial, onde a capital da Alemanha foi dividida por um muro (o famoso muro de Berlim) e os países aliados entraram em uma corrida de armas com a união soviética.

Durante muito tempo houve uma grande tensão entre as duas potências mundiais e havia o risco constante de uma nova guerra mundial que poderia acabar com o mundo.

Felizmente esse confronto não ocorreu e por isso MOW: AS 2 – CW cria um cenário imaginário onde de fato a guerra explodiu e você precisa defender um dos lados.

O novo jogo foi desenvolvido pela Digitalmindsoft e publicado pela 1C Publishing.

Gráficos e sons de Men of War: Assault Squad 2 – Cold War

Para começar a análise, vamos aos gráficos e sons do mowas2cw.

O jogo segue a mesma linha de gráficos dos seus antecessores, só que essa é uma versão definitivamente melhorada.

A qualidade das unidades, veículos, mapas e iluminação, são bem superiores ao mowas2 original. Inclusive existem mapas chovendo, com relâmpagos que iluminam todo o campo de batalha.

Além disso é possível aproximar bastante o zoom nas unidades e objetos sem perder qualidade.

No quesito som, o mowas2cw tira de letra e faz um bom trabalho de imersão. O som das metralhadoras te colocam dentro do jogo.

É claro que não chega ao nível dos sons do close combat e existem muitas falas dos soldados que foram reutilizadas.

No geral os gráficos e sons do jogo são muito bons, especialmente se você atirar com os novos helicópteros, que são capazes de lançar uma chuva de mísseis nos inimigos.

Veja também: 5 DICAS PARA MELHORAR NO MULTIPLAYER DE MEN OF WAR: ASSAULT SQUAD

Ambientação e realismo de Men of War: Assault Squad 2 – Cold War  

Aqui os desenvolvedores do jogo conseguiram agradar gregos e troianos. 

Isso porque o jogo tem diversas opções de realismo que podem tornar o jogo em um Company of Heroes (mais arcade) e o modo hardcore, em que coloca todo o realismo já presente na série.

Para explicar melhor, o jogo tem um modo regular e um hardcore.

  • No modo regular os tanques possuem barra de vida e a infantaria precisa tomar vários tiros para morrer.
  • No modo hardcore os tanques possuem sistema de blindagem localizado e um tiro no local certo é o suficiente para destruir o mais pesados dos tanques. Além disso, a infantaria morre com um tiro na maioria das vezes.

Além disso, o jogo tem um modo com controle clássico e um RTS, para você entender melhor:

  • No modo clássico é possível controlar as unidades manualmente, como nos outros jogos da série. Ou seja, você pode apertar E e controlar cada movimento do soldado e mirar seus tiros com o mouse.
  • No modo RTS não é permitido esse controle manual e você só pode selecionar a unidade e mandar atacar, como em um RTS normal.

Sendo assim, você pode jogar Men of War: Assault Squad 2 – Cold War com o modo normal e controle RTS, o que daria um jogo bem parecido com company of heroes.

Ou então modo hardcore com controle clássico, o que daria um jogo similar aos outros jogos da série Men of War.

Particularmente achei isso muito interessante, já que é uma saída inteligente para agradar desde os amantes do realismo, até os fãs de company of heroes e definitivamente é um ponto positivo.

Performance de Men of War: Assault Squad 2 – Cold War

O jogo está muito bem otimizado e pelo menos no computador em que realizamos o teste, conseguimos jogar com mais de 100 fps com tudo no máximo.

Men of War: Assault Squad 2 – Cold war – com 144 fps mesmo no máximo

Testei até mesmo partidas 4×4 é a performance se manteve estável, o que comprova que mowas2cw está bem otimizado.

Veja também: MEN OF WAR: ASSAULT SQUAD 2 – ANÁLISE COMPLETA – REVIEW

Mecânicas, o jogo é divertido?

Agora vamos ao que realmente importa. O jogo Men of War: Assault Squad 2 – Cold War é divertido?

Se você nunca jogou um jogo da série Men of War vou listar as mecânicas que transformaram esse jogo em um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos:

  • Você não precisa construir base ou unidades. Seu time vai ganhando pontos durante a partida e você troca esses pontos por unidades. Então o foco do jogo é no combate.
  • O jogo conta com veículos e armamentos modelados de forma realista. Ou seja:
    • Os veículos não tem barra de vida, ao invés disso possuem suas partes modeladas separadamente. Por exemplo, se você der um tiro no motor do tank inimigo, ele para de andar, só que seu canhão continua funcionando.
    • O calibre, blindagem e ângulo são considerados em cada tiro. Ou seja, para você penetrar a blindagem de um veículo, você tem que atirar com o calibre certo, com a munição certa e no ângulo certo. Se algum desses estiver errado, o tiro bate e ricocheteia.
  • É possível controlar as unidades manualmente. Ou seja, você aperta “E” e pode controlar seus soldados e veículos como se fosse um jogo de FPS. Usando WASD para andar e o mouse para mirar e atirar.

Agora vamos as mecânicas novas que chegaram com esse novo Men of War Cold War, confira:

  • O Single player mudou completamente e agora é possível jogar uma campanha com um mapa estratégico, onde cada batalha empurra a linha de frente para uma direção, até que um dos lados vença a guerra.
    • Antes da batalha tem uma nova tela onde você monta o seu exército e quais unidades seu time vai levar para o combate.
    • As unidades ganham experiência, passam de nível e continuam no mesmo nível na próxima batalha, caso ela não morra em combate.
    • É possível jogar essa campanha em modo cooperativo com até 4 jogadores, entretanto, você precisará distribuir as unidades para os seus amigos.
  • Agora existem unidades áreas como helicópteros e aviões. Os helicópteros podem ser controlados manualmente e os aviões apenas passam e jogam uma bomba onde você selecionou.
    • Novas possibilidades de estratégia, já que agora há helicópteros de transporte que podem ser usados para flanquear o inimigo e deixar tropas atrás dele.

Os únicos pontos negativos aqui são: o jogo atualmente conta com apenas duas facções (que não tem tantas unidades) e 5 mapas.

Unidades em Men of War: Assault Squad 2 – Cold War

Com isso em mente, a resposta da pergunta é Sim. O jogo é divertido. Ele consegue manter os bons aspectos da série e ainda adicionar novidades muito interessantes.

Conclusão, vale a pena comprar Men of War: Assault Squad 2 – Cold War?

Finalizando nossa análise, vamos a tão esperada nota e logo após a resposta para a pergunta, vale a pena comprar? Confira:

  • Gráficos: 9
  • Sons: 8
  • Ambientação e Realismo: 9
  • Performance: 10
  • Mecânicas: 9
  • Rejogabilidade: 7

Nota Final: 8.6

Para finalizar, sim, vale a pena comprar Men of War: Assault Squad 2 Cold War, desde que não seja um valor muito alto. Apesar de ser um jogo excelente, atualmente tem pouca variedade de mapas e unidades.

Pontos positivos

  • Ótimos gráficos
  • Ótimas configurações de realismo e ambientação
  • Excelente performance
  • Ótimas mecânicas de campanha e multiplayer
  • Helicópteros são muito legais

Pontos negativos

  • Alguns sons são repetidos de outros Men of War
  • Pouca variedade de mapas e unidades reduzem a rejogabilidade do jogo

Link para comprar Men of War: Assault Squad 2

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário: