Gunner, HEAT, PC! ou GHPC é um simulador de tanks passado nos anos finais da guerra fria e que mistura realismo com jogabilidade. Ou seja, a proposta é que o jogo seja realista mas que se mantenha divertido, sem o exagero da realidade.
Esse gênero de simuladores de tank se tornou bastante popular devido a jogos como World of Tanks e War Thunder, que misturam justamente elementos de realismo com partidas divertidas. O problema é que esses jogos podem exigir muito dinheiro ou literalmente anos da sua vida para conquistar os melhores blindados.
É aí que o pequeno time de desenvolvedores da Radian Simulations LLC entram em cena. Eles estão criando um jogo de tank que eles mesmos querem jogar. Mas será que o acesso antecipado ao simulador está valendo a pena? É isso que você vai descobrir em nossa prévia. Vamos lá:
Começando com um dos pontos mais fortes do jogo, os gráficos de GHPC são muito bons. Os veículos são modelados com extremo detalhe, onde até mesmo as mochilas e sacolas amarradas nos blindados sacodem com a movimentação do tank.
O cenário do interior da Alemanha também está muito bonito, as florestas negras e vales com plantações remetem muito bem as fotos reais dos locais onde o jogo se passa. Outro ponto forte é o alcance de visão, é possível ver os morros e florestas beeeeem longe.
Os pontos fracos em relação aos gráficos são as cidades que ainda estão meio simples e alguns efeitos de FX, como os tiros dos blindados, que podem ganhar luzes e brilhos melhores.
Os sons são o que você espera, esteiras, explosões e rangido de motor. O ponto forte são os tripulantes do tank que conversam com você de diferentes formas dependendo do que estiver acontecendo no campo de batalha.
Por exemplo, se você estiver em uma posição tranquila e avistar um inimigo, eles irão te contar que também viram de forma calma. Já se você estiver sob tiro e surgir um inimigo no seu flanco, o comandante irá berrar que há um veículo inimigo a direita.
O ponto que poderiam melhorar aqui são as músicas, que atualmente são genéricas e não passam uma experiência memorável para o jogador.
Como falei anteriormente, a proposta de GHPC é ser realista mas também ser divertido. Ou seja, a ideia é ter uma física de tiro e blindagem realista, mas não sobrecarregar o jogador com mecânicas muito travadas.
No Lado do realismo:
Ao invés de ter uma barra de vida, os tanks possuem uma blindagem realista e componentes que podem ser danificados ou destruídos em combate. Por exemplo, quando você dá um tiro em GHPC, o jogo calcula o que acontece com o projétil. No caso da foto acima, o tiro gerou diversos fragmentos que danificaram o interior do veículo e mataram alguns dos tripulantes.
No lado da diversão:
é possível dirigir o tank na posição do comandante, ou seja, com a cabeça para fora e com uma boa visão e ao segurar o botão direito você consegue girar o canhão do blindado. Sendo assim, você não precisa ficar trocando de assento para controlar diferentes partes do tank como é feito em outros simuladores.
No momento GHPC só pode jogar no modo Singleplayer e conta com batalhas pré-determinadas e uma campanha dinâmica.
Nas batalhas soltas a ideia é você entrar, cumprir um objetivo e acabou. A ideia é interessante e até tem algumas missões bem diferentes, como dirigir uma montanha com curvas sinuosas sem perder o controle do seu veículo.
O problema é que em boa parte das missões o jogador começa já praticamente ao lado do objetivo. Na maioria das vezes você só precisa se mover alguns poucos metros antes de começar a ter contatos inimigos por toda parte. Inclusive cheguei a jogar uma missão que durou menos de 2 minutos porque o inimigo literalmente estava do lado do meu grupo.
Já a campanha são um conjunto de batalhas que você pode escolher em quais jogar. Quando uma dessas partidas acaba, a barra de “vida” da facção derrotada diminui, até que chegue ao zero e o outro lado é o vencedor.
A ideia é interessante mas atualmente ainda está muito embrionário. Por exemplo, a linha do fronte não se mexe, as missões aparecem em locais completamente aleatórios do mapa e não há qualquer tipo de estatística ou história da campanha.
Aqui é onde acho que o jogo ainda precisa melhorar bastante. Como o jogo ainda não tem infantaria, a campanha é genérica e a AI não é das mais inteligentes, dificilmente você sentirá uma imersão do período, que normalmente é um sentimento procurado pelos amantes desse tipo de jogo.
A sensação que eu tive é que eles conseguiram criar muito bem os veículos e o mapa, mas agora precisam de fato transformar isso em um jogo imersivo, ou seja, criar histórias, missões trabalhadas e campanhas realmente interessantes.
Agora que vem as boas notícias, basicamente o que achei que faltava no jogo, ou seja, infantaria e campanhas melhores, está previsto para ser desenvolvido em breve.
Os desenvolvedores do jogo postaram uma imagem em seu blog mostrando quais serão as próximas funcionalidades a serem adicionadas no jogo, confira:
Atualmente GHPC é mais uma demonstração do que ele realmente pode se tornar do que de fato um jogo fechadinho. Digo isso pois o jogo conta com excelentes gráficos e jogabilidade, entretanto falta sentido nas missões e campanhas, que passam pouca imersão aos jogadores.
Então, no estado atual do jogo, recomendo que apenas pessoas que realmente gostem de simuladores de tank comprem o jogo. Essas pessoas de fato podem se divertir mesmo com missões simples e genéricas.
Caso você seja mais um player que não tem tanto interesse assim em tanks do período da guerra fria, minha sugestão é esperar até que o jogo fique pronto para comprá-lo.
Você pode comprar GHPC aqui na Steam.
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Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996