Prévia de Rising Lords – Jogo de estratégia medieval


Rising lords é um jogo de estratégia em turnos que mistura o controle de cidades, recursos e diplomacia com um sistema de combate estratégico onde as unidades possuem nível, moral e é possível até mesmo escolher skills (em uma árvore de skills) para o seu general.

O jogo é daqueles que é fácil de aprender, mas difícil de masterizar. Isso porque o jogo é bem intuitivo e simples, a questão é: o que você vai priorizar? A comida ou o ferro, comprar armaduras ou mais gado para os fazendeiros?

Para quem conhece jogos mais antigos, o jogo é uma mistura de Lords of the realms com battle brothers, só que em turnos, com uma dinâmica mais de jogo de tabuleiro.

Mas será que vale a pena comprar o Rising Lords? Vamos a nossa prévia:

Gráficos

Os gráficos do jogo são desenhados em um estilo que lembra o Battle brothers. Ou seja, os personagens são desenhados apenas da cintura para cima, como peças de um jogo de tabuleiro.

Eu particularmente acho muito legal. O jogo abre espaço para a sua imaginação e ainda conta com desenhos inspiradores.

Apenas algumas texturas ainda parecem estar em baixa qualidade, o que provavelmente será resolvido no decorrer do desenvolvimento do jogo.

Sons

As músicas são bem típicas da época medieval e com certeza são capazes de trazer imersão ao game.

Além disso os demais sons do jogo não deixam a desejar e atendem bem a temática das batalhas.

Mecânicas de Rising Lords

Como falei anteriormente, Rising lords é um jogo em turnos e suas mecânicas funcionam da seguinte forma:

Quantidade de players

O jogo aceita até 4 facções por partida e pode ser jogado tanto no single player como no multiplayer.

Game modes

Existem 2 game modes disponíveis no jogo:

Scenario: esse é o modo principal, onde é possível controlar seu reino, recursos e exércitos. 

O jogador deve ir conquistando territórios e fazendo negócios com outros jogadores até completar o objetivo do mapa, que pode ser aniquilar os outros jogadores ou juntar determinada quantia de dinheiro.

Batalha: nesse modo o jogador enfrenta outro jogador ou o computador em batalhas customizadas. Aqui apenas o combate importa. O interessante é que os desenvolvedores organizam lutas em forma de campeonatos em seu discord oficial.

Modo batalha no Rising Lords

Mapa mundo e mapa de batalha

Similar ao Total War, existem dois ambientes no jogo: 

O mapa onde você controla as cidades, gerencia os recursos etc e quando uma tropa sua entra em combate, o jogo entra no modo batalha, onde acontece um loading e agora é possível mover seus soldados em hexes.

Eventos

Cada turno há uma chance de acontecer algum evento no seu mundo, como uma inundação, uma boa ou má colheita ou até mesmo um urso na sua floresta.

Esses eventos podem ajudar o seu reino ou serem desastrosos. É preciso se adaptar a cada novo evento para garantir que os níveis de recursos, saúde e felicidade continuem estáveis.

Recursos

Os recursos disponíveis no jogo e que você precisa equilibrar, são:

  • Grãos
  • Carne bovina
  • Carne de carneiro
  • Cavalos (que podem ser comidos em caso de colapso do reino)
  • Pedra
  • Ferro
  • Algodão
  • Ouro
  • Felicidade da população
  • Impostos
  • Saúde da população
  • Moradias

Em um exemplo, se você tiver uma população muito feliz em um reino próspero, isso atrairá imigrantes de reinos vizinhos. Se você não tiver casas suficientes para esses novos moradores, eles virarão mendigos que diminuem a felicidade e a comida do seu reino.

Personalização do personagem

É possível personalizar o seu lord para ter a aparência que mais lhe agrade. Você pode selecionar diferentes tipos de rosto e roupa/armadura para seu personagem.

Além disso, é possível escolher diversas skills em formatos de cartas para usar durante as batalhas. Essas skills dão vantagens para a sua tropa, como charge para cavalaria e inspiração para suas tropas.

Multiplayer

Testamos o multiplayer de Rising Lords e funciona muito bem! Não sentimos lag e nem fomos desconectados da partida. Mesmo levando em conta que podem haver partidas bem longas!

É possível jogar o multiplayer tanto em modo scenario quanto batalha.

No modo scenario ambos os jogadores jogam ao mesmo tempo e o turno só passa quando ambos clicam em passar.

Além disso, todas as batalhas que acontecem no jogo podem ser jogadas por ambos os jogadores. Ou seja, se o seu amigo atacar o computador, você pode controlar o exército do computador se quiser se divertir. Sendo assim, as partidas são sempre emocionantes.

No modo batalha ambos os jogadores recebem uma certa quantia de recursos e devem formar o seu exército para batalhar em arenas pré-definidas. Além disso, é possível escolher as skills do general.

Considerações finais

Para fechar, Rising Lords é um jogo fácil de aprender mas difícil de masterizar.

O legal é que em poucos minutos você já pega a ideia de jogo e como jogá-lo. Só que a cada partida você acaba descobrindo uma função ou estratégia nova.

Rising lords ainda está em early access e por isso ainda há espaço para bastante melhoria.

Como o preço é baixo e o gameplay é legal, recomendo que compre o jogo se curtir jogos de estratégia em geral. Se você tiver amigos que gostam, é mais legal ainda.

O único ponto negativo é que as partidas no modo scenario podem levar boas horas para terminar e se você não tiver paciência, pode achar o jogo demorado.

Para comprar Rising Lords, acesse sua página na steam.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário: