Série Armas de Guerra – Episódio 1: MG42


Maschinengewehr 42 – MG42

Criada pelo Dr. Werner Gruner, a MG42 (abreviação de: Maschinengewehr 42) é uma das mais famosas e temidas metralhadoras do mundo. Sua fama foi conquistada através do seu simples e barato processo de produção, manuseio e também pela sua incrível cadência de tiros 7.92mm, que chegavam a 1,500 tiros por minuto (25 tiros por segundo).

MG-42 - Foram produzidas 414 mil ao longo da guerra

O objetivo inicial da “Lurdinha”(Apelido dado pelos soldados brasileiros a MG42) foi o de substituir a sua antecessora MG34, que possuia produção lenta e com custo elevado. O tempo de produção de uma MG42 era de 72 horas, um número baixo se comparado as 150 horas necessárias para a produção de uma MG34. Porém, a quantidade de metralhadoras MG42 produzidas não foi suficiente para a completa substituição, tornando a MG42 um complemento a MG34 no equipamento final da Wehrmacht (Exército alemão).

Inscreva-se no canal do Games de Guerra para mais vídeos!

A MG42 era operada inicialmente por três homens. Um para operar a metralhadora, um para recarregar e um terceiro para observar a movimentação dos inimigos com binóculos. A MG42 tinha duas formas de ser usada, com um bipé rápido e prático ou com um tripé que dava ainda maior precisão a arma, com o custo da perda de sua mobilidade.

Soldado alemão com a MG42 na batalha de Kursk, 1943

A MG42 assustava tanto seus inimigos, que o exército americano preparou um vídeo de treinamento para que seus soldados estivessem melhores preparados e menos traumatizados ao darem de cara com uma. Mesmo depois da guerra, a MG42 continuou sendo usada por vários exércitos no mundo e foram criados novos modelos adaptados aos tempos modernos como a MG3.

Soldado alemão com a MG3, 69 anos após a primeira MG42

Nos jogos a MG42 também tem um papel crucial, ela é vista até mesmo em jogos atuais como Call of Duty Modern Warfare 2. Preferida para as táticas defensivas, a MG42 dilacera os inimigos que atravessam sua linha de alcance.

MG42 no jogo Call of Duty

A MG42 é considerada pelos especialistas como a mais bem feita metralhadora de todos os tempos e inspirou armas modernas como a M60 americana. Portanto, é inegável que a última coisa que qualquer soldado desejaria, seria ficar na mira de uma Arma de Guerra MG42.

Gostou do episódio? Divulgue para seus amigos e continue acompanhando o site para mais episódios de Armas de Guerra.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário: