Conheça a história de Mamayev Kurgan


Mamayev Kurgan é uma colina que fica localizada na cidade de Volgogrado, conhecida também como Antiga Stalingrado. O nome ‘Mamayev Kurgan’ significa “Túmulo de Mamãe”.
Um grande monumento foi erguido em honra daqueles que morreram na batalha de Stalingrado, considerada a maior e mais sangrenta batalha da história da humanidade, que começou em meados agosto de 1942 à fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

Panzer IV Ausf.D perto das proximidades de Stalingrado.

Panzer IV Ausf.D  do 6º Exercito Alemão, nas proximidades de Stalingrado.

O 6º exército alemão iniciou um ataque sobre Stalingrado, em 13 de setembro 1942, e a colina Mamayev Kurgan foi um dos pontos mais importantes para essa batalha. Do alto da colina era possível ter uma visão de toda cidade e proximidades e, devido a isso,  alemães e soviéticos sabiam que ter controle do monte era primordial para que se tivesse o controle da batalha. Esta colina foi palco dos combates mais sangrentos da batalha da Stalingrado.

Os soviéticos, para protegerem a colina, a fortificaram com tudo o que possuíam, como minas e arame farpado, e também fizeram uma rede de trincheiras para se locomoverem entre suas defesas. Porém, mesmo com todas estas defesas, o 6º exército alemão lançou um violento ataque a colina, sofrendo também severas baixas, mas a defesa soviética acabou sucumbindo ao ataque alemão. Rapidamente os alemães com visão de toda região, montaram suas artilharias e lançaram ataques contra as posições soviéticas.

Sovieticos no intenso combate nas Ruinas de Stalingrado.

Soviéticos no intenso combate nas ruínas de Stalingrado.

No mesmo dia, 10 mil soldados soviéticos, comandados por Alexandr Rodimtsev, chegaram para auxiliar o exército vermelho em stalingrado e acabaram capturando a colina 3 dias depois, no dia 16 setembro. Apesar disso, Mamayev mudou de mãos diversas vezes. Em 27 de setembro, os alemães recapturaram metade da colina, mas os soviéticos permaneceram entrincheirados em suas posições nas encostas e assim permaneceram até 23 de janeiro de 1943, quando a contra-ofensiva do inverno encurralou e destruiu o 6º Exercito em Stalingrado.

Tanques e Soldados Alemães, posicionados nas ruas de Stalingrado.

Tanques e Soldados Alemães posicionados nas ruas de Stalingrado.

Ao fim da grande Batalha genocida, o Solo todo arado e ensanguentado, com diversos fragmento e muitos corpos dos intensos combates, O solo da colina havia continuado negro no inverno, porque a neve se dissolvia a meio de centenas de explosões diárias numa pequena área. Na primavera seguinte ele continuou negro, devido à vegetação não crescia no solo revolvido e contaminado. Nas encostas íngremes da colina se tornaram rasas e gastas, pelos intensos e contínuos bombardeios. Ainda hoje, é possível encontrar fragmentos de ossos e lascas de metal enterrados no solo de Mamayev Kurgan.

Após a Guerra, Governo Sovietico Ergueu Enorme Monumento  em cima da Colina em Memoria ao soldados de Stalingrado,  o monumento foi batizado de Mãe-Patria, que pode ser vista por toda Stalingrado, que hoje seria Volgogrado, Estatua foi contruida totalmente de concreto uma figura evocativa da deusa grega , empunhando uma espada de aço para o alto, tem 82 m de altura da ponta da espada ao solo e quando de sua inauguração, era a maior do mundo na epoca.

Mamayev Kurgan

Mamayev Kurgan

Mamayev Kurgan pode ser vista por toda Volgogrado e regiões próximas, como mostra imagem a baixo.

Mamayev Kurgan ao horizonte da cidade de stalingrado.

Mamayev Kurgan ao horizonte da cidade de stalingrado.

A colina de Mamayev Kurgan está presente em diversos jogos, confira a lista:

Red orchestra 2: Heroes of Stalingrad, representa muito bem a batalha da Colina da Mamayev Kurgan:

Survarium mostra um pouco a colina:

Men Of War: Assault Squad. não fica de fora e também contém um mapa de Mamayev Kurgan:

Close Combat 5:

 

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:




Valem seu clique:


Deixe seu comentário: