Men of War: Assault Squad Resenha/Review


A série Men of War alcançou o sucesso que merecia quando entrou pela primeira vez na maior loja de jogos do mundo: a Steam. Antes disso, poucos conheciam este jogo que, com certeza, pode ser considerado o melhor jogo de estratégia da segunda guerra mundial criado até o momento.

A grande diferença que faz com que Men of War seja tão superior se comparado a outros jogos do gênero, são os pequenos detalhes. Você pode fazer praticamente qualquer coisa no jogo, como por exemplo: furtar objetos no cadáver de um inimigo, calcular a penetração do seu tiro, mudar o tipo da munição utilizada nos canhões e até mesmo destruir paredes pilotando seu tanque Tiger manualmente. Isto mesmo, o jogo apesar de ser um RTS (Real time strategy), permite que os jogadores controlem e atirem suas unidades manualmente. Ao apertar “e” você pode controlar qualquer soldado ou tanque com as teclas tradicionais de FPS, usando o “WASD” para se movimentar e o mouse para mirar e atirar. Quer bem feito? Faça você mesmo. Este conceito é incrível e único da série.

A bela interface de Men of War: Assault Squad

Logo quando abrir o jogo você já se sentirá inspirado para jogar. Apesar de não ter uma abertura com animação, os menus, as artes gráficas e as músicas são de qualidade excelente. O Men of War: Assault Squad melhora ainda mais a série, aperfeiçoando o Multiplayer e mudando completamente o Single Player. O jogo não possui o tradicional modo campanha, ao invés disso, os jogadores irão enfrentar o computador em batalhas dinâmicas no novo modo Skirmish. Você terá que atacar e se defender da inteligência artificial em diversos mapas, 3 para cada uma das 5 nações (Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Japãos e Inglaterra) inclusas no jogo.

No modo skirmish existem diversas bandeiras no mapa dominadas pelo inimigo. Você terá que invadir o território rival e dominar os pontos estratégicos, defendendo-se de contra ataques. O modo é bastante desafiador, até mesmo jogadores experientes irão ter momentos bem difíceis, mesmo na dificuldade normal. Portanto, se você for iniciante, não tenha vergonha e clique na opção easy!

O desafio de Men of War: Assault Squad proporciona é surpreendente

No início da partida você poderá criar apenas infantaria comum e algumas especiais, como sniper. Para liberar mais unidades, você deverá capturar as bandeiras no território inimigo. Cada bandeira capturada libera um tipo de unidade diferente para que você possa chamar reforços. Isso torna o jogo interessante, pois na medida que suas tropas vão avançando, você tem direito a unidades com maior poder de fogo e blindagem.

Veja também: Review do Men of War: Assault Squad 2 – Cold War. Vale a pena comprar?

Falando em unidades, a quantidade de tropas, armas e nações inclusas no jogo é incrível. É possível jogar com as principais nações da segunda guerra mundial e cada uma tem unidades exclusivas. De soldados a tanques pesados, cada nação é diferente e requer um estilo de estratégia diferenciado ao se jogar. Além disso, outra novidade interessante do Assault Squad são as unidades especiais. Ao comprar tropas, agora existe um novo menu com unidades de elite. Você poderá chamar um Tiger veterano, caso esteja jogando como alemão, ou um grupo de japoneses kamikazes, se estiver no lado japonês. Cada nação tem cerca de 6 unidades de elite diferenciadas.

Inscreva-se no canal do Games de Guerra para mais vídeos!

Multiplayer de Men of War: Assault Squad:

O multiplayer do jogo foi bastante melhorado se comparado a versão anterior. As unidades agora tem um alcance de tiro bem maior e sua inteligência artificial foi melhorada consideravelmente. O modo online é o forte da série, graças a grande variedade de unidades, mapas e micro comandos. As partidas são extremamente disputadas e a adrenalina de cada batalha é incomparável.

Além disso, o sistema de rank também foi aperfeiçoado. Os usuários agora possuem patentes realistas, conquistadas a partir de vitórias no modo multiplayer. O Steam também oferece a opção para você ver a sua posição e de seus amigos entre o rank mundial.

O modo online oferece as 5 nações e suas unidades de elite. Apesar de manter o realismo, os desenvolvedores do jogo conseguiram mais uma vez equilibrar as nações de uma forma excepcional. Não existe nação mais forte que a outra, apenas modo de se jogar e aplicar diferentes táticas para diferentes unidades. A variedade de mapas também é muito satisfatória, existem mais de 50 mapas tanto para o modo versus, como para o modo cooperativo, sendo um prato cheio para os jogadores.

Batalhas online em Men of War

Existe também uma boa variedade dos modos de jogo. É possível jogar os modos de capturar bandeira, batalha entre times e invasão de front. No primeiro, você e seus parceiros deverão dominar e segurar o máximo de áreas do mapa possíveis durante o maior tempo para garantir a vitória. Este é o modo mais jogado e o mais interessante, pois mantem a batalha focada em pontos estratégicos do mapa. O segundo modo é uma batalha sem objetivos extras, a única coisa que você deve fazer é matar o máximo possível de inimigos. Este modo pode ser meio parado, visto que nenhum time vai querer arriscar seus soldados. No terceiro modo, um time terá menos dinheiro e será dada a missão de defender um local, enquanto outro time recebe mais dinheiro e precisa invadir o local defendido. Este modo é interessante, mas consome bastante tempo e as unidades são limitadas.

O único ponto ruim que encontrei no multiplayer de Men of War: Assault Squad, foi a estatística pós batalha. Depois de jogar aquela emocionante partida online que durou horas, a única coisa que você recebe como relatório é uma simples tabela mostrando quantos soldados você matou e quantos perdeu. Sempre valorizei estatísticas e os jogos atuais estão percebendo isso, tanto é que Battlefield 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3 terão um sistema altamente avançado de estatísticas, onde todos os seus tiros são registrados e comparados em tabelas complexas. Espero que o pessoal da DMS e C1 melhore este aspecto do jogo na próxima edição.

Considerações Finais

Men of War: Assault Squad é o melhor que a série pode oferecer atualmente. Ele com certeza deve ser o jogo que o pessoal da DMS e 1C  sempre sonharam em fazer desde o primeiro Faces of War. O jogo é bom em todos os aspectos e está consolidado como um dos melhores jogos de estratégia já criados.

Pontos positivos:

  • Interface, som e arte gráfica excepcionais
  • Adição de diversas novas unidades
  • Melhoria do alcance de tiros e de inteligência artificial
  • Modo cooperativo nos mapas Skirmish
  • Melhoria do sistema de Rank e patentes
  • Suporte a mods e mapas feitos pela comunidade

Pontos negativos:

  • O sistema de estatística pós batalha é muito fraco
  • Não existem animações de abertura
  • O jogo pode ser muito complicado para jogadores casuais

Nota Final: 9,0

Você poderá comprar Men of War: Assault Squad por 34,99 dólares aqui.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário: