IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy é um simulador de voo da segunda guerra mundial no qual os jogadores podem voar 10 aviões realistas em batalhas single e multiplayer em um mapa gigantesco da costa francesa e inglesa em 1944.
Testamos o novo simulador da 1C Game Studios para conferir o que há de novo e se vale a pena comprá-lo. A ideia é que você entenda:
Então para saber se IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy vale a pena ou não, acompanhe nossa avaliação até o final e tome sua decisão.
A Batalha da Normandia é, sem dúvidas, a batalha mais famosa da segunda guerra mundial. Trata-se da grande invasão realizada pelos países aliados nas praias francesas então controladas pelos alemães. O evento ficou mundialmente conhecido como o Dia D.
Na operação que aconteceu em 6 de junho de 1944, os aliados contaram com 1200 aviões de paraquedistas que saltaram na noite anterior a invasão, além de mais de 5 mil barcos, totalizando mais de 160mil soldados em um único dia.
Os americanos ficaram responsáveis pelas praias de Utah e Omaha, os Ingleses pelas praias de Gold e Sword, e os Canadenses pela praia Juno.
Apesar de não terem cumprido a meta que haviam definido para o dia D, a invasão acabou sendo um grande sucesso para os aliados e foi o ponta pé inicial da vitória na Europa Ocidental.
Começando a análise do game em si, é importante explicar como o simulador funciona. Os desenvolvedores de IL-2 Sturmovik criaram uma série integrada chamada IL-2 Sturmovik: Great Battles.
Basicamente eles lançaram vários jogos que abordam diferentes períodos da Segunda Guerra Mundial e conectaram eles em um só simulador. Os jogos que fazem parte da série, são:
Sendo assim, IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy pode ser comprado para ser jogado sozinho ou como uma expansão para os seus outros jogos da série.
Então os gráficos do jogo acompanham os mesmos da série IL-2 Great Battles, que são muito bem feitos por sinal. Os aviões são extremamente detalhados e há a opção para texturas em 4k, que deixam o game ainda mais bonito.
Além disso, o jogo conta com efeitos muito bem feitos, como fumaças de incêndios que chegam a alcançar mais de 1000 metros de altura, pontos de interesse no mapa, como a costa branca inglesa e uma iluminação geral de tirar o folego, como o nascer do sol acompanhado de uma neblina matinal.
De forma geral, IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy tem um dos mais belos gráficos disponíveis no mundo dos simuladores de voo hoje em dia.
Os sons seguem a mesma lógica e acompanham a série do jogo. Eles são muito bem feitos e não há do que reclamar. Cada avião tem seu som e há efeitos sonoros para todos os comportamentos das aeronaves.
Aqui é onde a série mais brilha. Começando pela ambientação, o jogo cobre com excelência o visual dos locais da batalha, utilizando fotos reais de aeroportos e pontos de interesse famosos do período.
O jogo conta até mesmo com a opção de você colar a foto de um ente querido no cockpit, assim como os pilotos da época faziam, e assim lembrar de algo bom enquanto estiver voando sobre o território inimigo.
Já no quesito realismo, IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy dá um show em outros jogos de avião. O jogo é um verdadeiro simulador e os aviões são modelados nos mínimos detalhes. É possível personalizar cada detalhe do avião, até mesmo qual tipo de combustível será utilizado.
Para quem não sabe voar tão bem, o jogo conta com um modo fácil que permite os jogadores voarem sem se preocupar com cada detalhe do avião. Entretanto, mesmo nesse modo fácil, o jogo ainda é muito mais realista do que outros jogos famosos, como Warthunder por exemplo.
O único ponto que o jogo fica para trás é que o painel dos aviões não é interativo, ou seja, você não pode usar o seu mouse para clicar nos botões do avião. É preciso usar algum atalho no teclado ou Joystick.
Segundo os desenvolvedores isso barateia o processo de criação do jogo com um baixo impacto na jogabilidade. De fato isso deve acontecer, já que o único outro simulador que faz isso em todos os aviões cobra um preço muito mais alto por cada aeronave.
Em relação ao desempenho, como IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy faz parte da série Great Battles, ele conta com anos de melhorias que os desenvolvedores colocaram na Engine.
Então de forma geral o jogo roda muito bem mesmo em computadores mais fracos. Caso você possua um PC Gamer mais poderoso, conseguirá rodar no máximo sem grandes problemas.
Outro ponto interessante é que o jogo conta com um Netcode muito bem feito, permitido com que você jogue online com pessoas do mundo todo sem grandes problemas. Por exemplo, já voei centenas de horas em servidores europeus sem ser impactado pelo ping. Já em servidores americanos, você nem percebe que está voando online.
IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy conta com 10 aviões, um mapa gigantesco e pode ser jogado tanto em Singleplayer quanto em Multiplayer. Então vamos a lista do que está disponível:
O mapa do game tem mais de 100.000 km² e conta com diversos locais famosos, como as praias do Dia D, Caen, Cherbourg e Calais. Ele cobre todos os principais locais da operação aliada e dá a oportunidade para que os jogadores voem nos mais diferentes cenários.
A versão normal do jogo vem acompanhada de 8 aviões do período do conflito enquanto a versão Premium conta com dois aviões adicionais. Esses aviões também poderão ser comprados separadamente no futuro.
Os aviões que acompanham o simulador são:
Estados Unidos – P-51B/C
Estados Unidos – P-47D “Razorback”
Inglaterra – Typhoon Mk.Ib
Inglaterra – Mosquito F.B. Mk.VI
Alemanha – Bf 109 G-6 “Late”
Alemanha – Fw 190 A-6
Alemanha – Ju 88 C-6a
Alemanha – Me 410
Avião de colecionador: Spitfire Mk.XIV (versão Premium)
Avião de colecionador: Ar 234 (versão Premium)
SinglePlayer
Jogando sozinho, você poderá aproveitar IL-2 Sturmovik: Battle of Normandy através de batalhas soltas, carreiras dinâmicas e campanhas criadas pela comunidade.
Multiplayer
Já jogando online, é possível jogar campanhas e missões em co-op, ou em servidores de PvP. Nestes servidores existem desde salas mais arcades, onde o jogador consegue colocar a tela de fora e já nasce no ar, quanto servidores de campanhas persistentes altamente realistas, onde o jogador precisa se cadastrar em um site antes de jogar.
IL-2 BoN possui uma rejoabilidade quase insuperável, inclusive existem pessoas que só jogam essa série desde que ela saiu originalmente, no início dos anos 2000.
Isso porque o jogo possui mecânicas que estendem sua vida útil de forma praticamente interminável, transformando o simulador em um verdadeiro sandbox.
Entre essas mecânicas, estão:
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Sim
Link para comprar no site oficial
Não há dúvidas que IL-2 Sturmovik: Great Battles é o melhor simulador de voo da Segunda Guerra Mundial disponível no mercado nos dias de hoje. A versão Battle of Normandy adiciona mais esse capítulo importantíssimo do conflito, além de novos aviões e melhorias gerais na engine.
Sendo assim, o jogo é um “must have” para os amantes de simulador de voo e também para aqueles que gostam bastante da Segunda Guerra.
Minha única ressalva é que para se divertir nesse jogo, um Joystick é altamente recomendado, já que o jogo, mesmo nas configurações fáceis, é muito mais realista e difícil do que outros jogos de avião no mercado.
Além disso, no momento em que escrevo essa matéria, o jogo ainda não está disponível no steam e só pode ser comprado pelo site oficial. Entretanto, se você possuir qualquer outro jogo da série no steam, você pode comprar o Battle of Normandy no site oficial e ele estará disponível na sua conta geral do game.
Então se você não possuir nenhum jogo da série IL-2, recomendo que compre o IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad pelo steam e depois o Battle of Normandy pelo site oficial. Assim você poderá acessar ambos pela steam.
Até a próxima!
Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:
Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996