Men of War: Vietnam Review – Resenha


Imagine um jogo difícil. Imaginou? Men of War: Vietnam pode ser bem mais do que isso. O jogo é baseado no single-player, assim como foi Men of War: Red Tide, mas isso não significa que você terá momentos mais fáceis no jogo. A primeira missão já é extremamente desafiadora, pois todo o seu exército foi morto por uma emboscada americana e cabe a você controlar 4 soldados especiais russos em seu caminho de volta para casa. Durante muitas partes me lembrou bastante a série Commandos, um antigo jogo de estratégia e espionagem. Uma dica que eu dou para os que forem se aventurar por essas matas é: salve o jogo a maior quantidade de vezes que puder!

Men of War: Vietnam, levando a série a um novo patamar de dificuldade

Ser muito difícil tem seu lado bom e ruim. O lado bom é, para os que amam estratégia e novos desafios, Men of War: Vietnam é um prato cheio. Bem, quase cheio, uma vez que o jogo não possui um multiplayer versus, apenas o modo cooperativo. O lado ruim é que jogadores casuais podem desistir do jogo rapidamente, ainda mais porque o jogo não possui tutoriais e seus controles são no mínimo complexos. Um amigo meu chegou a pedir o meu save porque ele não conseguia passar da primeira missão. Portanto, se você não for muito familiarizado com a série, jogue no easy!

Belas florestas de Men of War: Vietnam

A jogabilidade é semelhante a de outros jogos da série, ou seja, muito boa! A diversidade de opções e oportunidades que você pode criar são praticamente infinitas. Os soldados tem mochila com equipamento, munição limitada, campo de visão realista e etc. Por exemplo: você poderá se rastejar atrás de um inimigo despercebido, arremessar uma faca em seu pescoço, depois roubar seu equipamento, plantar uma bomba debaixo do tanque ao lado e sair correndo enquanto a mesma explode. Isso sem comentar a mira manual, que te permite mirar manualmente os tiros dos seus soldados. Você pode colocar seu sniper escondido em uma colina e ir mirando e atirando headshots nos guardas inimigos sem errar um tiro. Mas muito cuidado! Estamos falando de um jogo bastante difícil! Existem snipers inimigos que também podem matar seus soldados com apenas um tiro, de uma grande distância. Quando tudo que você tem para uma campanha inteira são 4 soldados, perder um, irá praticamente obrigá-lo a tirar load.

 

Os gráficos estão muito bons! As florestas, a iluminação, as sombras, os rios estão muito bem feitos. A atmosfera realmente relembra as antigas florestas vietnamitas da década de 60. Os sons estão bons, mas muitas falas dos personagens, principalmente dos americanos, foram reaproveitadas de outros jogos da série. E diferente do Men of War: Assault Squad, as missões agora tem cutscenes (historinhas) entre as missões. Isso é bom para o jogador ir se acostumando ao campo de batalha e se integrar com a história do jogo. No multiplayer é onde o jogo perde proveito. Uma das coisas que me manteve jogando Men of War e Men of War: Assault Squad por anos, foram as vastas opções de multiplayer, que eram desafiadoras e diferentes. Neste Vietnam, você provavelmente só irá conseguir jogar uma partida se conhecer alguém com o jogo, pois a maioria das salas possuem senha ou estão fechadas. A quantidade de gente jogando também não é das maiores. Portanto, se você estiver afim de uma boa experiência multiplayer, Men of War: Vietnam não é para você.

Muito cuidado ao passear no rio de Men of War: Vietnam. Poderá encontrar uma emboscada em cada esquina.

A campanha tem um número curto de missões, apenas 10. Mas não pense que terá um numero curto de horas para completá-las. Cada missão é enorme e quando você pensa que irá acabar… DANDAN: um novo objetivo é adicionado. Algumas pessoas podem levar até mesmo dias para passar de cada uma. Portanto, as horas de jogo são de certa forma satisfatórias, mas sem um gerador de skirmish ou partidas genéricas, a vida útil do jogo poderá acabar assim que você termine a última missão.

 

Considerações Finais

Men of War: Vietnam pode ser um jogo extremamente difícil, mas  não é impossível. Assim como a sua dificuldade pode te estressar, ela também te dá uma sensação única de felicidade quando você consegue concluir alguma missão. Os gráficos, a jogabilidade e os sons estão muito bons. Para um RTS singleplayer, eu recomendo o jogo. Mas, por outro lado, a falta de um multiplayer bem explorado e missões dinâmicas, diminuem a vida útil do jogo que, apesar de demorar horas para passar de cada missão, conta com apenas 2 campanhas de 5 missões cada, totalizando 10 mapas.

Pontos positivos

  • Excelente jogabilidade e leque de opções
  • Realismo
  • Concluir uma missão irá te deixar extremamente feliz e aliviado
  • Ótimos gráficos e sons

Pontos negativos:

  • Falta de tutoriais e extrema dificuldade pode fazer com que muitos desistam na primeira missão
  • Multiplayer mal aproveitado
  • Curta vida útil sem missões genéricas

Nota final: 7.8

Você poderá comprar Men of War: Vietnam por 34,99 dólares aqui.

Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:



Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996


Valem seu clique:


Deixe seu comentário: