IL-2 Sturmovik: Desert Wings Tobruk é a nova expansão do simulador IL-2 Cliffs of Dover. Essa nova versão se passa na africa e cobre o conflito na cidade de Tobruk.
Desert Wings conta com um arsenal de 40 variações de aviões da época e um mapa com 385km x 385km do norte da africa durante o período do conflito.
Essa expansão foi desenvolvida em conjunto com a comunidade, pelo grupo Team Fusion, que vem melhorando o IL-2 Cliffs of Dover desde que o mesmo foi concluído pelos seus originais desenvolvedores.
Será que vale a pena comprar o IL-2 Sturmovik Desert Wings? Vamos a nossa análise.
O jogo cobre as batalhas aéreas no norte da africa de 1940 até o início de 42 aos arredores da cidade de Tobruk.
Você pode voar com a força aérea inglesa, alemã ou até mesmo italiana, e reviver os combates que aconteceram na época, com bombardeios, ataques a navios e voos de escolta.
Existe também o cerco da cidade de Tobruk, que aconteceu em 1941, onde os aliados ficaram presos na cidade cercados pelas tropas do eixo.
Os gráficos de IL-2 Sturmovik Desert Wings estão no padrão do jogo original, o Cliffs of Dover.
As aeronaves são extremamente detalhadas e foram modeladas aos mínimos detalhes. Uma prova disso é quantidade de variações de cada avião disponíveis no simulador.
A iluminação é incrível e os veículos no solo deixam um enorme rastro de areia e poeira voando quando estão se movimentando.
Apenas o novo cenário que não é tão detalhado como poderia ser, ainda mais se você considerar os simuladores de voos mais atuais.
Entretanto, se você deseja voar no deserto durante a segunda guerra, esse vai ser o simulador com o melhor gráfico até o presente momento (2020).
Para fechar, o jogo conta com uma interface muito interessante, com telas de loading muito bonitas e inspiradoras.
Os sons do simulador também seguem o padrão do jogo original e são potentes e realistas. Além disso conta com áudios de rádio em inglês e alemão.
O jogo conta também com uma bela trilha sonora que coloca você no clima para voar as feras de 1941 no deserto africano.
Na questão de ambientação senti falta de um pouco de imersão quanto aos detalhes das missões e do cenário. Apesar de tudo se passar na áfrica, o mapa não é tão detalhado como o do jogo original.
Entretanto, quando o assunto é realismo, esse é talvez o simulador da segunda guerra mais realista do mercado.
Para começar, todos os painéis do avião são clicáveis com o mouse, função que não está presente nos IL-2 Great Battles.
Quando você vai voar um avião, o ideal é que você leia o seu manual ou procure vídeos no youtube ensinando a voá-lo, caso contrário, as chances são que você acabará com um motor quebrado em pouco tempo (devido a ignorância de como utilizá-lo).
Esse também é um dos únicos simuladores que quando você atira o seu canhão, o avião inteiro se sacode com a potência das armas.
Apenas para você ter uma ideia de como o jogo é realista, se você voar muito próximo ao solo, a areia do deserto pode danificar o seu motor.
Se você gosta de realismo, vai gostar bastante desse aspecto do simulador.
Testei o simulador com um computador que já está começando a ficar velho e a performance foi boa em todas as situações, mesmo jogando com o gráfico no máximo.
Então se você tiver um PC atual capaz de rodar games do momento, não terá grandes problemas para jogar o simulador.
O IL-2 Sturmovik Desert Wings conta com diversas campanhas no single player, que você pode escolher de acordo com o avião que pretende voar, e batalhas online.
É possível jogar campanhas históricas em single player com aviões de caça ou bombardeiros, desde o início do conflito até os combates entre 109s e hawks.
Os servidores online suportam até 100 players e rodam missões com objetivos diversos onde os jogadores devem bombardear alvos inimigos para concluir a missão.
O jogo possui diversas campanhas que podem manter o jogo ativo durante bastante tempo até você conseguir zerar todas elas.
Não há um gerador campanhas automático como os IL-2s mais recentes do Great Battles, mas você pode editar missões caso tenha paciência para aprender a mexer no editor.
Por fim, os servidores multiplayer não são muito populares e você provavelmente vai encontrar mais players online nos finais de semana e durante eventos da comunidade.
O verdadeiro ponto fraco do jogo nesse momento é o seu preço, que está incrivelmente alto para a realidade brasileira. Durante o seu lançamento a expansão está saindo por R$355, o que limita o game apenas aos mais entusiastas da aviação virtual.
Finalizando a análise, aqui estão as notas para cada área principal do jogo e no final a média:
Pontos bons:
Pontos Ruins:
Minha resposta é: recomendado apenas para entusiastas da aviação virtual.
Como o jogo possui um preço de entrada bem elevado, alto nível de realismo e gráficos que não são top de linha, as chances são que apenas os jogadores que realmente gostam de simulação de voo da segunda guerra irão de fato se divertir bastante.
Se você for um desses e a questão financeira não for um problema, vá em frente e adquira a sua cópia. É uma oportunidade única de reviver os conflitos da africa de 1940 a 1942.
Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:
Fundador do site Games de Guerra e viciado em jogos de guerra desde 1996