Por volta de 1900 John Moses Browning criou uma metralhadora pesada que era refrigerada a água. Essa primeira versão, denominada M1917, foi usada em larga escala durante a primeira guerra mundial por americanos, ingleses, canadenses e algumas outras nações que adotaram a Browning .30. .
Uma segunda e última versão da browning .30 foi projetada e fabricada em grande escala. A versão M1919 que era refrigerada a ar, era mais leve e rápida, podendo disparar até 400 a 600 tiros por minuto. Ela foi usada em larga escala durante: a segunda guerra mundial, guerra da Coréia, a primeira guerra da Indochina, crise do Congo e a guerra do Vietnam. Essa versão tem várias modificações, que são: a M1919A1, M1919A2, M1919A3 e a M1919A4, todas destinadas a infantaria. A versão A4 foi a única a ser usada em larga escala, pois era a mais leve e de fácil emprego em qualquer local, inclusive em carros de combate.
A versão M1919 também foi usada em aeronaves, tanto de combate como de reconhecimento e bombardeio. Foi denominada AN-M2, amplamente usada por ingleses nos Hawker Hurricane e pelos americanos em alguns caças e aviões de reconhecimento.
Essa arma também foi usada em blindados, como o tanque médio M4 Sherman e por muitos outros.
A Browning .30 ainda é usada até hoje por civis e militares, sendo uma das metralhadoras mais bem sucedidas do século 20. Vídeo da metralhadora sendo usada nos dias atuais:
Caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos clicando abaixo:
Amante de jogos de estratégia e mero conhecedor de armamentos em geral desde a primeira guerra até os dias de hoje... E eu amo a Rússia! :)